quinta-feira, 12 de março de 2015

JPP: “Saúde não pode ser uma empresa”

Élvio Sousa defende que a Saúde não deve ser vista como uma despesa, mas sim como um “investimento”

O Juntos Pelo Povo (JPP) reuniu esta manhã com o Sindicato dos Enfermeiros da Madeira, com o objetivo de ouvir a perspetiva da classe em relação ao estado atual da Saúde na Madeira. A questão das lista de espera hospitalares – que é, aliás, uma das grandes diretrizes do programa do Movimento – foi um dos temas que marcou o encontro.

“Para o JPP a Saúde é um investimento e não uma despesa”, afirmou o cabeça de lista do JPP, lamentando o estado de ruptura eminente do serviço regional de Saúde.

A enorme carência de enfermeiros na Região (passámos de cerca de 2200 enfermeiros, em 2008, para 1400, em 2014!); a opção por um modelo de serviço Saúde centralizado, que privilegia as necessidades imediatas e ignora os cuidados de Saúde primários, contribuindo para um congestionamento do serviço hospitalar e a “desumanização” do sector são alguns dos motivos apontados para a visível regressão da qualidade da Saúde na Região.

Por outro lado, Élvio Sousa acusa os sucessivos Governos PSD de “nunca terem tido a construção de um novo hospital como prioridade, quando, há dez anos, existiam claramente condições económicas para fazê-lo”, pondo em causa a transparência dos argumentos do Governo para justificar a sua posição nesta matéria.

O JPP opõe-se claramente ao modelo atual de gestão “empresarial” da Saúde, que “olha aos números e não às pessoas”, refletindo-se num serviço de Saúde com listas de espera intermináveis, incapaz de responder às necessidades da população e insustentável do ponto de vista da manutenção das condições de qualidade e segurança (quer no que toca aos utentes, quer aos profissionais de Saúde).

Sem comentários :

Enviar um comentário