quarta-feira, 18 de março de 2015

JPP aposta na Economia do Mar

Na ação de campanha que decorreu, hoje, na vila do Caniçal, o Movimento Juntos Pelo Povo falou sobre a promoção da pesca artesanal e da melhoria das condições de trabalho dos pescadores.

"Somos uma ilha e temos de saber aproveitar o que temos de melhor, por isso mesmo, uma das grandes apostas do JPP é o Mar", disse Carlos Costa, o candidato do Movimento pelo Município de Machico.

Encontrando-se numa localidade piscatória, o JPP aproveitou para defender a implementação de medidas legislativas que incentivem a promoção, revitalização e desenvolvimento do sector das pescas. “A pesca, atividade económica primária, dava nas décadas de 60 a 80 dezenas e dezenas de postos de trabalho (quer aos pescadores e armadores, quer na indústria conserveira ou na construção naval). O PSD de Miguel Albuquerque apoiou políticas erradas que acabaram com uma das fontes de rendimento das famílias”, explicou Carlos Costa.

Para o candidato, a solução é simples e “sem demagogias”: “o que os pescadores e armadores querem é apoios, incentivos fiscais, desburocratização, medidas políticas. Querem é trabalhar, criar riqueza sem ter que emigrar para sustentar a família”.

Nesta linha, o Programa Eleitoral do JPP prevê a criação um novo modelo regional para o desenvolvimento do oceano e das zonas costeiras, que passa por promover a pesca artesanal, garantindo a excelência do pescado regional como produto de qualidade certificada e tendo a melhoria das condições de trabalho dos pescadores como uma prioridade.

Relativamente à temática o Mar, o Programa do Movimento inclui também a promoção da pesca e das localidades piscatórias (como o Caniçal) como um importante recurso turístico.

É, ainda, uma preocupação do JPP que a exploração dos recursos marítimos seja feita de forma consciente, sem comprometer a sustentabilidade ecológica dos mesmos.


Sem comentários :

Enviar um comentário