sábado, 21 de março de 2015

Acabar com os privilégios dos políticos

“O JPP vai defender com ‘unhas e dentes’ a eliminação de alguns privilégios que assistem os titulares de cargos políticos”, afirmou hoje Élvio Sousa. 

No decorrer da ação de campanha que teve lugar neste sábado nas zonas altas do Município do Funchal, o JPP avançou com o compromisso de alterar o Estatuto Político. A proposta a apresentar pelo Movimento tem como objetivo nivelar direitos e credibilizar, perante a atual conjuntura, a classe política.

“O exercício de um cargo político não deve ser um caminho para a aquisição de mordomias. Deve, acima de tudo, ser uma missão de serviço público, na defesa dos cidadãos”, foram as palavras de Élvio Sousa.

O Movimento do Povo quer ir além das apregoadas aplicação do regime de incompatibilidades e impedimentos dos deputados. Mais concretamente, o JPP propõe:
  • a eliminação dos subsídios de transporte e ajudas de custo para os políticos;
  • a anulação da subvenção mensal vitalícia e dos abonos;
  • a eliminação do estatuto de imunidade (“uma aberração protetora dos políticos em geral”);
  • a implementação de um regime de exclusividade (“um político deve dedicar-se inteiramente ao serviço dos cidadãos e não ser paralelamente um empresário, de modo a evitar conflitos de interesses”);
  • acabar com a “vergonha” dos três meses de férias (“mais uma clara mordomia da classe política”). 
Além destas medidas de equilíbrio social, Élvio Sousa disse ainda que o Movimento vai avançar com a apresentação de um “código de conduta” para o deputado. “A Assembleia, e sobretudo os plenários não podem ser espaços de falta de educação e de desrespeito pela ética e pelo próximo”, afirmou o cabeça de lista. E concluiu reforçando: “há que dignificar a classe politica e a democracia”.

Sem comentários :

Enviar um comentário