Símbolo | Hino

O nosso símbolo


Memória descritiva e interpretativa:
A criação do símbolo do movimento «Juntos pelo povo», teve como intenção primordial, traduzir uma leitura imediata pela inclusão de formas simplificadas. O símbolo utilizado, de fácil legibilidade e consistência gráfica, propõe-se indicar o carácter expressivo e representativo das vocações, aptidões e funções do referido movimento. A conceptualização gráfica deste símbolo, partiu essencialmente de três ideias-base: «A união faz a força» (Unidade); « juntos pela verdade» (Transparência) e «antes quebrar do que torcer» (Resistência ).

Nota:
Se estas são as interpretações mais relevantes, não se deverão ignorar as mais pertinentes conotações ou associações de ideias dada a abertura polissémica que este símbolo possa suscitar.

A composição gráfica deste símbolo é, constituído por duas partes que formam um todo: O desenho e a denominação. No desenho, utilizou-se várias formas ( ideia de pessoas, grupo, povo,…) sintetizadas, ligadas umas as outras (…de mãos dadas ) em forma de círculo aberto (à entrada de outras pessoas ao movimento), reduzindo gradualmente o seu tamanho, criando deste modo, o efeito de profundidade ( noção de muita gente junta até o infinito… ). Por baixo, na denominação Juntos pelo Povo, decidiu-se por um tipo de letra ( Arial em itálico) simples e de fácil leitura. Na opção cromática, escolheu-se o branco (pureza) e o verde ( esperança ) que decorreu de evidentes conotações com a simbologia municipal. O objectivo de conseguir um símbolo ajustado e paradigmaticamente funcional, está no meu entender, concretizado.

A terminar, convém referir que este símbolo, esta imagem foi criada por dois designers gráficos, que de forma dedicada e sem qualquer interesse, têm colaborado connosco.

O nosso muito obrigado!
Carlos Costa

O nosso hino